A praia de Botafogo é imprópria para banho devido à poluição das águas da Baía de Guanabara, mas do calçadão é possível ter uma das mais espetaculares vistas da cidade. Desta bela enseada, sempre cheia de barquinhos, se avistam o Morro da Urca e o Pão de Açúcar.
A história do bairro de Botafogo se confunde com a própria história da fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565. O Rio de Janeiro começou no Morro Cara de Cão, onde hoje está localizada a Fortaleza de São João. Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá resolveu demarcar os limites da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação da cidade, a região em frente ao Morro Cara de Cão, do outro lado da atual Enseada de Botafogo. A região doada era a atualmente compreendida pelo bairro de Botafogo.[carece de fontes]
Botafogo é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Com quase 100 mil habitantes, o bairro é conhecido por abrigar um dos principais cartões-postais brasileiros: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca, e o Aterro do Flamengo ao fundo. Dentre as maiores atrações da enseada de Botafogo está o conhecido Iate Clube do Rio de Janeiro, cujo cais e marina se fazem visíveis de quase todos os pontos do bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário